O 
O GRUPO FIGUEIRA DA GLETE
COMEMORANDO O DIA DO GEÓLOGO
Ano II - Nº 7         Edição Especial : 30/05/2003                                                                         Página 1-A
Brucutu News Digital                  

Página 1   Página 2   Página 3  Página 4   Página 5  Página 6  Página 7  Página 8   Página 9

Retorna a página anterior


   30/05/2003 - DIA DO GEÓLOGO        


Instituto de Geociências da USP
Novo piso do "hall" da entrada do IGc-USP, inaugurado durante a I FENAFEG.
Fachada principal do Instituto de Geociências da USP . Um sonho que se tornou realidade. Foto original obtida no site do IGc - USP: http://www.igc.usp.br. Tratamento artístico: Capi67. São Paulo - Dia do Geólogo - 30/05/2003 Vista do saguão de entrada do Instituto de Geociências da USP , com o novo piso inaugurado em 26/05/2003, por ocasião  da abertura da I FENAFEG. Foto: Wilson Scarpelli (T60 USP), tirada em 08/06/03.

Dia do Geólogo - 30 de Maio de 2003

Representando naturalistas, químicos e psicólogos que estudaram e se formaram na Glete, falou a colega e grande colaboradora do Grupo Figueira da Glete a sra. Neuza Guerreiro de Carvalho.

Primeiro plano: esq. p/direita: Duilio Rondinelli; Romulo Machado (Presidente da SBG);Setembrino Petri;Fernando F. M. Almeida; Acyr Avila da Luz; Benjamin Bley de Brito Neves; Wilson Teixeira; Reinholt Ellert; Glaucia e Antonio Gabriel Inglez;?; Neuza Guerreiro de Carvalho. Dia do Geólogo - 30/05/2003 - Foto: Nelson Custódio (Capi67). Primeiro plano: Esq.p/direita - Virginio Mantesso (T68); Neuza Guerreiro de Carvalho (HN-T51); Valter G. Gonçales (T69); ( Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha (T69); Luiz Antonio Alves de Toledo (T71); Wladisney Costa (T71); Jane Nobre Lopes (T71);?; Duilio Rondinelli(T71); Romulo Machado (Pres. SBG); ?; Bernardino Figueiredo (T68); Setembrino Petri e Fernando Flávio Marques de Almeida. Dia do Geólogo - 30/05/2003 - Foto: Nelson Custódio (Capi67).

A naturalista Neuza Guerreiro de Carvalho iniciou falando da sua emoção em poder participar de um momento tão especial para todos, um momento onde se estava praticando um ato de amor e respeito à natureza. Fez questão de ressaltar as dificuldades que ela e sua incansável colega Mathilde Raso tiveram em encontrar os endereços para a expedição dos convites para a cerimônia do plantio da filha da saudosa Figueira da Glete, mas que tudo que foi feito valeu a pena, pois se sentiram altamente gratificadas com a presença de tantos colegas ali presentes. Referindo-se aos químicos, transmitiu o recado enviado pelo Professor Paschoal Ernesto Américo Senise, que lamentou profundamente "não poder estar presente por razões de saúde".

Cerimônia do plantio da Figueira das Geociências (Alvissara I). Momento em que a naturalista Neuza Guerreiro de Carvalho fazia uso da palavra. Dia do Geólogo - 30/05/2003 - Foto: Nelson Custódio (Capi67). Neuza Guerreiro de Carvalho, naturalista, fazendo o uso da palavra, representando os Naturalistas, Químicos e Psicologos que se foram ou estudaram na Glete. Em primeiro plano, vemos a Figueira das Geociências já plantada por todos os presentes. Dia do Geólogo - 30/05/2003 - Foto: Nelson Custódio (Capi67).

No breve histórico que fez, contou "que de 1937 a 1957, 20 anos, passaram pelo palacete da Glete quase 200 alunos de História Natural. De 1957 a 1969, 12 anos, passaram 426 geólogos, e foram eles, os geólogos, os que mais aproveitaram sua sombra, sua beleza, seu significado não como uma simples árvore, mas como um lugar privilegiado de convivência. Natural que fossem eles os primeiros a perceber o real valor da Figueira e começarem a cuidar dela.

E Químicos? Ainda não sei quantos. E um grupo de psicólogos que fazia nos seus porões o curso de Psicologia Experimental. Ao redor de mil alunos.

E a Figueira lá, sempre lá, nesses anos todos. Quase na porta da cantina da dona Carolina, a Figueira acompanhou esses jovens, testemunhou seus estudos, seus sufocos nas provas, suas conversas informais, ou discussões importantes. O espaço sob a Figueira serviu de palco a alegres recepções para os calouros, para trotes inteligentes e inesquecíveis, para horas de estudos, horas de namoros estudantis.

Então, ela deixou de ser simplesmente Ficus macrophylla, para ser a Figueira da Glete, referencia de um tempo de formação, de contatos novos, de amizades nascentes, muitas das quais se prolongaram pela vida afora. Passou a ser um símbolo, a marca de um tempo. Agora, aqui  no Instituto de Geociências, a Figueira das Geociências irá, com certeza, prosseguir a nobre missão de sua mãe, de semear a paz, o amor e a união de todos os geólogos em torno da luta por dias melhores para o nosso País. "




Momento em que o professor Dr. Celso de Barros Gomes, Chefe do Gabinete do Reitor da USP fez uso da palavra. Iniciou manifestando sua satisfação em estar presente a cerimônia do plantio da Figueira das Geociências, fazendo questão de frisar que estava ali como mais um gletiano, e muito feliz por estar podendo rever colegas e velhos amigos e também participando de um importante ato simbólico que só renova e fortalece o espírito universitário. Informou que o Reitor, geólogo Dr. Adolpho José Melfi também gostaria de estar presente, no que foi impossibilitado por estar em viagem pelo interior do Estado. Parabenizou o Diretor do Instituto de Geociências, Professor Dr. Wilson Teixeira pela promoção e realização das comemorações relativas ao Dia do Geólogo deste ano de 2003, enfatizando, ao finalizar, o sucesso atingido pela  I FENAFEG, tão bem organizada e gerenciada pela equipe da Geo Júnior Consultoria.



A Diretora Presidente da Geo Júnior Consultoria, srta Ana Gabriela de Paula Brandão, fazendo o uso da palavra, manifestou a satisfação e a grande honra para a Geo Júnior ter a cerimônia do plantio da muda da Figueira das Geociências inserida na programação da I FENAFEG. Fez também questão de enfatizar que o encontro das diferentes gerações de geólogos formados pela  USP estava sendo uma experiência emocionante. "Tenho certeza que esta cerimônia ficará guardada na memória de todos aqui presentes".


Retorna a página anterior

Vai para a Página 2

Início desta página