O 

 O GRUPO FIGUEIRA DA GLETE
 NO DIA DO GEÓLOGO

Ano II - Nº 7        Edição Especial de 30/05/2003                                      Página 7

Brucutu News Digital

Página 1   Página 2   Página 3  Página 4  Página 5  Página 6  Página 7  Página 8  Página 9

Conheça alguns detalhes da I Feira Nacioanal  de Empresas de Geologia - FENAFEG realizada no período de 26 a 30 de maio de 2003 na sede do IGc - USP I FENAFEG                                           Retorna a página anterior


30/05/2003 - DIA DO GEÓLOGO 
Armários Museu Professor Viktor Leinz 
Situados no 2º andar do Instituto de Geociências da USP, junto à sala da Congregação.

Cerimônia de Inauguração



Professor Dr. Viktor Leinz (1904 - 1983)

Foto: Jaime de Souza Marcos (IGc-USP)

Professor Viktor Leinz

Momento em que o Professor Dr. Reinholt Ellert, convidado pelo IGc - USP para fazer a saudação ao ilustre e saudoso Professor Viktor Leinz, brindava os presentes com a leitura da biografia do  homenageado.
O texto da biografia do Professor Viktor Leinz, preparada pelo Prof. Reinholt Ellert pode ser lido < clicando-se aqui >.



Foto: Jaime de Souza Marcos (IGc-USP)


Momento da inauguração dos Armários Museu Professor Viktor Leinz, no qual o Professor Dr. Wilson Teixeira, Diretor do Instituto de Geociências da USP, retirava o pano que cobria um dos armários inaugurados, que conta com pertences pessoais do Professor Viktor Leinz, gentilmente cedidos ao Grupo Figueira da Glete e ao IGc-USP  por sua família e com equipamentos de campo utilizados pelo Professor Doutor Fernando Flávio Marques de Almeida em suas primeiras campanhas de campo nos estados de São Paulo e Mato Grosso, gentilmente cedidos por ele. 




Foto: Jaime de Souza Marcos (IGc-USP)

Professor Dr. Wilson Teixeira recebendo e cumprimentando o Professor Dr. Fernando Flávio Marques de Almeida, também  homenageado por ocasião da inauguração dos Armários Museu Professor Viktor Leinz. A saudação ao Professor Fernando foi feita pelo Professor Dr. Benjamin Bley de Brito Neves e pode ser lida < clicando-se aqui >.



Foto: Jaime de Souza Marcos (IGc-USP)

Professor Dr. Wilson Teixeira, Diretor do Instituto de Geociências, Professor Dr. Benjamin Bley de Brito Neves,  Professor Dr. Fernando Flávio Marques de Almeida (homenageado) e o Prof. Dr. Marcos Egydio Silva .



Foto: Jaime de Souza Marcos (IGc-USP)


Platéia presente à concorrida cerimônia de inauguração dos Armários Museu Professor Viktor Leinz, Entre os presentes conseguimos distinguir, da esquerda para a direita a presença do Professor Dr Fábio Taioli (IGc-USP), geólogo Virginio Mantesso (Grupo Figueira da Glete), grande incentivador e colaborador para a criação do  museu, Professor Claúdio Riccomini (IGc-USP), geólogo Wilson Scarpelli (Grupo Figueira da Glete), Professor Dr. Adilson Guimãraes (IGc-USP), Professor Dr. Benjamin Bley de Brito neves (IGc-USP), Professor Dr Fernando Flávio Marques de Almeida e Professor Dr. Georg Robert Sadowski (IGc-USP).



Vistas dos Armários Museu Professor Viktor Leinz 

Vista do armário  museu (nº 1) com apetrechos pessoais do geólogo Professor Viktor Leinz, localizado 2º andar do IGc - USP, junto à sala da Cogregação. Este museu foi oficialmente inaugurado no contexto das comemorações do dia do Geólogo de 30 de maio de 2003. Uma ocasião de ouro que os geólogos do presente e do futuro encontraram para  reconhecer e homenagear o trabalho profícuo de pioneiros. Foto: Nelson Custódio (Capi - Turma de 67)
Atenção: Passando-se levemente o cursor do mouse sobre os objetos e ou pessoas registradas nas fotos desta página, várias  informações serão exibidas. Para vê-las de novo, é necessário inicialmente que o cursor seja retirado do campo dos links ativados

Geólogo Wilson Scarpelli (USP - 1960), visitando o armário museu construído em homenagem ao Professor Doutor Viktor Leinz.  Foto: Geólogo Nelson Custódio (USP - Turma de 67)

247    

 Foto abaixo: 1960 - geólogos e JK em Brasília

Uma das fotos históricas do acervo do armário-museu Prof. Viktor Leinz tirada no dia 06 de dezembro de 1960, em Brasília, por ocasião da audiência concedida pelo Presidente Juscelino Kubitschek (o patrono dos Cursos de geologia do Brasil) aos primeiros geólogos formados pela Campanha de Formação de Geólogos - CAGE, que ele mesmo instituiu no início do seu Governo através do DECRETO Nº 40.783, DE 18 DE JANEIRO DE 1957. Foto: Geólogo Nelson Custódio (USP - Turma de 67)
248
Vista do armário Museu que guarda pertences do Professor Doutor Viktor Leinz, inaugurado no dia do geólogo, 30 de maio de 2003. (Foto: Geólogo Nelson Custódio da Silveira Filho - USP - turma de 67)
252
(Foto: Geólogo Nelson Custódio da Silveira Filho - USP - turma de 67)

(Foto: Geólogo Nelson Custódio da Silveira Filho - USP - turma de 67)

254
Galeria de fotos de Ex-Diretores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, localizada nas paredes do Galeria dos Diretores do Instituto de Geociências da USP.  (Foto: Capi67)
260

Galeria de fotos dos Ex-Diretores do IGc - USP  e quadros com listas de todos os nomes dos geólogos formados pelo IGC - USP (Foto: Capi 67)

Naturalistas gletianas conhecendo as dependências do Instituto de Geociências da USP, logo após a inauguração dos armários-museu do Professor Viktor Leinz, ocorrida na tarde do dia 30 de maio de 2003, logo após o plantio da Figueira das Geociências. Foto: Gil Fellipe

Início da página 7

Vai para a página 8

Retorna a página anterior