top

 

Clique no < Brucutu > para retornar a página principal do Grupo Figueira da Glete  
 Grupo Figueira da Glete
 

   

 
Comemorações dos 40 anos de formatura da Turma de 1967 (T67)
 

 1966 - Excursão de campo na região de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilha Bela - SP
 

Excursão organizada pelo Professor Dr. Evaristo Ribeiro Filho com o objetivo de ilustrar conhecimentos geológicos sobre: intrusões de rochas básicas e alcalinas encaixadas no embasamento pré-cambriano da região; processos de diferenciação magmática em dique de rocha básica, além de aspectos gerais da Geologia do Brasil. Nesta excursão, o Prof. Evaristo contou com a colaboração do saudoso amigo e Prof. Altamir Benedicto de Oliveira (T60).
 
 

Com o Professor Evaristo, aluno nenhum ficava sem observar os afloramentos incluídos no roteiro de estudo, às vezes, localizados em situações um pouco difícies, principalmente nos momentos de subida da maré.

Foto: Nelson Custódio (Capivari)

Professor Evaristo Ribeiro Filho, tal qual São Cristovão, carrega uma de nossas colegas através de um canal, cuja profundidade já era grande e aumentava com a subida da maré. Entretanto, ninguém podia ficar para trás, a visita a um dos afloramentos programados era muito importante.
Foto: Nelson Custódio (Capivari)

 
Momento em que o Professor Evaristo Ribeiro Filho, responsável pela disciplina Geologia do Brasil, com seu sempre presente entusiasmo pela transmissão de conhecimentos, falava sobre os detalhes que deveriam ser observados em um afloramento de um dique básico portador de evidências de processos de diferenciação magmática. Uns anotavam tudo o que se falava, outros escutavam com atenção e alguém registrava este importante momento para a posteridade. Além dos ensinamentos e conhecimentos geológicos adquiridos, belas são as recordações desta excursão e, entre elas, vem à lembrança os momentos de descontração e de alegria que tenho certeza todos devem se lembrar, além, é claro, do  entusiasmo e do gostoso clima de amizade e respeito mútuo que sempre reinou no seio da sempre unida e vibrante Turma de 1967.  

Foto: Nelson Custódio (Capivari)

Conferência e anotações finais sobre o afloramento estudado. A hora do descontração já ia começar ...

Foto: Nelson Custódio (Capivari)

Na hora de descontração: papo furado, violão, banho de sol e registros de fotos históricas.
 
Foto: Nelson Custódio (Capivari)

Na hora do "recreio", o violão que assistiu o Geossamba nascer é que embalava a turma aqui e ali.
Foto: Nelson Custódio (Capivari)
 Para facilitar a identificação dos colegas, passe o cursor do  mouse suavemente sobre os mesmos.

Início desta página

 

Retorna