Brucutu - Símbolo da Geologia da USP - Adaptado do original de Jack $ Carole Bender pelo então estudante Fernando Pellerim de Araújo da primeira Turma, formada em 1960.

 
GRUPO FIGUEIRA DA GLETE


Brucutu News - NOTÍCIAS
                                              

  < Home >

 
 
 

Homenagem ao professor Dr. César Ades, um dos grandes colaboradores do Grupo Figueira da Glete, falecido em 14/03/2012.
 


Homenagem ao Professor Fernando Flávio Marques de Almeida
     
       Representantes da comunidade geológica brasileira, amigos e parentes estão prestando uma homenagem ao Professor Fernando Flávio Marques de Almeida no velório que hoje (03/08/2013) está transcorrendo no Instituto de Geociências da USP (IGc), rua do Lago, 562, Cidade Universitária.
 
      O féretro sairá do IGc às 15hs, com destino ao Cemitério São Paulo, na R. Cardeal Arcoverde, bairro de Pinheiros, com sepultamento previsto para 15:30-16hs.
 
 

 
      Nota de falecimento

      É com profundo pesar que o Grupo Figueira da Glete comunica o falecimento nesta sexta-feira, dia 02/08/2013, na cidade de São Paulo, do Professor Doutor Fernando Flávio Marques de Almeida, reconhecido como um dos maiores expoentes da geologia brasileira. Admirador e participante assíduo das atividades e de Encontros Anuais do Grupo Figueira da Glete, a perda do convívio e a grande e inevitável tristeza que todos estamos sentindo, fica o consolo de que, de uma maneira muito especial, ele estará sempre presente no nosso meio, através do imenso legado, tanto técnico, quanto de profissionalismo, quanto como pessoa e de cidadão que ele nos deixou.

      De acordo com comunicado expedido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), compreendendo o desejo da comunidade científica em prestar-lhe sua última homenagem no ambiente acadêmico, a família do Prof. Fernando concordou em fazer o velório nas dependências do Instituto de Geociências da USP,  amanhã, sábado, 03 de agosto a partir das 9:00 horas.
 


 

     Gletianos da Geologia prestam sua homenagem ao Prof. Doutor Paschoal Ernesto Senise
 

 

   Agência FAPESP -  Paschoal Senise morre aos 93  

 


 

Lançamento do livro " A obra de Aziz Nacib Ab'Saber no Rio de Janeiro, com a presença do autor
 

     O grupo de pesquisa MorfoTektos, a Pós Graduação de Geografia, o Departamento de Geografia e a PUC Rio convidam a comunidade acadêmica, amigos e estudantes para a palestra do Geógrafo Aziz Nacib Ab'Sáber, com o lançamento do livro "A Obra de Aziz Nacib Ab'Sáber", organizado por May Christine Modenesi-Gauttieri, Andrea Bartorelli, Virginio Mantesso-Neto, Celso dal Ré Carneiro e Matias B. de Andrade Lima Lisboa

     Dia 21 de junho de 2011, no Auditório RDC (Rio Datacentro), PUC-RIO (bairro da Gávea)

                                              

Programação:
  • 14:30h: Recepção
  • 15:00h: Reitor Padre Josafá Siqueira
  • 15:20h: Petrobras
  • 15:40h: Geól. Virginio Mantesso-Neto
  • 16:00h: Prof. Aziz Nacib Ab'Saber
  • 17:00h: Coquetel e Lançamento do livro

 


 

Convite

Lançamento do livro " A obra de Aziz Nacib Ab'Saber


     É com grande prazer que convidamos os colegas para o lançamento do livro "A obra de Aziz Nacib Ab'Sáber", que ocorrerá no dia 11 de maio, próxima quarta-feira, no Anfiteatro do prédio da História e Geografia da USP, e contará com uma homenagem ao professor Aziz.

     Reunimos, revisamos e digitalizamos nesta obra todas as quase 500 (!) publicações do Professor Aziz Ab'Sáber, além de vários artigos de especialistas que comentam os textos. Anexo ao livro, acompanha um DVD com todo o livro e os artigos, dotado de recurso de busca digital por termo, e uma entrevista de 30 minutos com os Profs. Aziz e Fernando de Almeida.

     DIA 11 DE MAIO (PRÓXIMA QUARTA-FEIRA) ÀS 18 HS NO ANFITEATRO DA HISTÓRIA PRÉDIO DA GEOGRAFIA/HISTÓRIA), Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo, SP

     - HOMENAGEM AO PROFESSOR AZIZ NACIB AB'SÁBER
    - APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A OBRA DE AZIZ NACIB AB'SÁBER" por Virginio
       Mantesso-Neto, um dos Organizadores do livro
    - PALESTRA DO PROF. JOSÉ BUENO CONTI
    - PALESTRA DO PROF. AZIZ NACIB AB'SÁBER

      * NO DIA DO EVENTO O LIVRO SERÁ VENDIDO COM DESCONTO (DE R$130,00
         POR R$ 80,00)

      Realização: CEGE (Centro Acadêmico da Geografia) e Editora BECA

 


 

Nota de falecimento

    O Grupo Figueira da Glete,  profundamente consternado, comunica o falecimento do seu associado, geólogo, Professor Doutor Fahad Moisés Arid, (T59), ocorrido no dia 24 de dezembro de 2010 na cidade de Ribeirão Preto (SP).
 
Nota de falecimento
      Profundamente consternado e com grande pesar, o Grupo Figueira da Glete  comunica o falecimento do seu associado, o Geólogo, Economista Mineral e Professor Doutor Celso Pinto Ferraz (Celsão da Turma 68), ocorrido no dia 28 de dezembro de 2010 na cidade de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. O enterro do nosso querido e saudoso colega, ocorreu no dia 29, às 13:00 h, no cemitério da Saudade de Piracicaba. À família nossos pêsames e conforto. Que o Criador o acolha com todo o carinho que tanto merece.
 
Celsão, como era carinhosamente conhecido entre seus colegas, formado pelo curso de Geologia da FFCL da USP, turma de 1968, foi um dos pioneiros da Economia Mineral brasileira. Por onde passou, DNPM de Brasília, Pró-minério SP, Instituto de Geociências da Unicamp, deixou estruturas funcionais e equipes que responderam exemplarmente a boa semente plantada. Do ponto de vista profissional podemos dizer que o Celso foi um D. Quixote vitorioso.
 
Era grande o carinho e o entusiasmo que o Celsão sempre dedicou ao Grupo Figueira da Glete, manifestados desde os primeiros momentos de sua criação, fazendo-se sempre presente e participativo em todas as discussões onde sempre se posicionava  através do seu alegre e fino humor. Esteve presente em praticamente todos os Encontros do Grupo, desde o primeiro realizado em Indaiatuba, estado de São Paulo, em novembro/dezembro de 2002.
 
Celso Pinto Ferraz era uma pessoa extremamente generosa e de cativante personalidade. Ele deixa inúmeros amigos em toda a comunidade geológica brasileira e também no exterior, onde sempre foi respeitado pelas suas qualidades humanas e por sua competência profissional no campo das geociências.
 


Geólogo, Economista Mineral, Professor e amigo Celso Pinto Ferraz (1944 - 2010) quando agradecia a homenagem que lhe foi prestada pelos geólogos do Grupo Figueira da Glete em reconhecimento aos seus trabalhos e esforços despendidos pelo desenvolvimento sustentado da Economia Mineral brasileira. Esta cerimônia foi realizada no dia 28 de novembro de 2008, na sede da Fazenda Vista Alegre, município de Tiradentes, Minas Gerais, no contexto de uma das atividades da programação do VII Encontro Anual do GFDG.

 

 

ESPECIAL
O Professor Aziz Ab'Sáber será homenageado em
seminário sobre desafios socioambientais

    


O geógrafo Aziz Ab'Sáber   

Crise de abastecimento hídrico, alterações climáticas, escassez de matéria-prima e de fontes de energia tradicionais resultam em um cenário conflituoso para este século. Além disso, uma crise econômica de enorme proporção partiu do centro do sistema hegemônico e afetou diversas esferas da vida contemporânea.

Esse conjunto de desafios exige uma reflexão conjunta, que mobilize pesquisadores e lideranças de várias áreas na busca de alternativas. O objetivo principal do seminário "Desafios Socioambientais para o Século 21" é contribuir com essa reflexão (a programação estará em breve no site do IEA: www.iea.usp.br).

O encontro será realizado no dia 20 de outubro, das 10 às 17h, no Auditório FEA 5, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, e é uma homenagem especial ao geógrafo e ambientalista Aziz Ab'Sáber, convidado de honra, que vai partilhar suas experiências sobre temas atuais com interlocutores de diferentes segmentos sociais e acadêmicos.

As análises do encontro ocorrerão em três escalas:

  • internacional — que visa a aprofundar o debate sobre a regulação das ações humanas em relação ao ambiente e avaliar a eficácia dos instrumentos em uso;
  • nacional — com a intenção de avaliar o potencial e oportunidades para o Brasil diante de um quadro de renovação tecnológica e de busca de fontes de energia alternativas;
  • metropolitana — para o exame do modelo de reprodução do espaço geográfico gerador de condições socioambientais que segregaram a pobreza, apesar de difundir problemas ambientais a toda a população, como os que resultam da poluição atmosférica na metrópole paulistana.

Todos esses aspectos mereceram análises de Aziz Ab'Sáber ao longo de sua profícua e diversificada carreira. O seminário será uma nova oportunidade para pesquisadores, estudantes, ambientalistas e integrantes de movimentos sociais conhecerem as opiniões do professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor honorário do IEA.

O seminário é uma realização do IEA, com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e Departamento de Geografia da FFLCH-USP.

As inscrições para assistir ao seminário devem ser feitas em www.iea.usp.br/iea/inscricao/form3.html. O encontro acontece no Auditório FEA 5, na FEA-USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo, SP. Haverá transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685.

Fonte: Boletim do IEA-USP - nº 138 - 1ª quinzena de outubro de 2009

 
Prof Aziz Ab'Sáber em trabalho de campo orientando alunos do curso de geologia da  USP (T67). Sorocoba, 1965
1965 - Prof. Aziz Ab'Sáber em trabalho de campo, no município de Sorocaba (SP)
 
Prof Aziz Ab'Sáber em trabalho de campo orientando alunos do curso de geologia da  USP (T67). Sorocoba, 1965
1965 - Prof. Aziz Ab'Sáber no interior do município de Sorocaba (SP), transmitindo no campo, indispensáveis conhecimentos geomorfológicos aos alunos da 8ª turma de geólogos do Curso de Geologia da  Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP , hoje Instituto de Geociências da USP.


 

        VIII Encontro Anual do Grupo Figueira da Glete
       12 a 15 de novembro 2009 - Maresias - Litoral Norte - Maresias Beach Hotel

  • Eventos em destaque
     
  • Turma de 59 - comemora 50 anos de formatura
  • A Turma de 69 - vai comemorar seus 40 anos de formatura, não deixe de participar.
  • 45 anos da Turma 64

    Gletianos, contamos com a sua presença!


 



 

 

 Nota de falecimento

        Igualmente consternados e com grande pesar comunicamos o falecimento do geólogo Alcides Frangipani, formado pelo Curso de Geologia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - FFCLUSP em 1959, ocorrido no dia 30/08/2009 em São Paulo. Consternada, a família Frangipani, convida os amigos e colegas para a missa de 7º dia, a ser realizada, no próximo domingo (06/09/2009), às 18:00 h,  na Igreja São João Maria Vianey, Praça Cornélia, s/n, Vila Romana, São Paulo, capital.

     O Professor Dr Alcides Frangipani, um dos pioneiros da Hidrogeologia do Brasil, dedicou sua vida aos estudos, à pesquisa e a causa da água. Trabalhou no IPT de São Paulo, ao lado de grandes icones da Geologia e da Geologia de Engenharia paulista. Antes de se aposentar no IPT, Frangipani dedicou sua atenção a estudos de Geotermia. Profissional amante da pesquisa e do trabalho e um dos primeiros a participar da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS, migrou nos anos 90 para o Ceará a convite da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado, integrando o corpo de pesquisadores e trabalhando com águas subterrâneas. Posteriormente, em meados de 1998, recebeu o convite para trabalhar como professor visitante no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará onde integrou o grupo de professores pesquisadores da graduação e pós-graduação, desenvolvendo temas associados a hidrogeologia do cristalino e gestão integrada de recursos hídricos. Permaneceu no Laboratório de Hidrogeologia – DEGEO/UFC por três anos para, posteriormente, retornar à Grande São Paulo. Ao longo de sua vida profissional, pesquisou, lecionou, participou de bancas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), publicou inúmeros artigos técnicos e orientou monografias de graduação em Geologia e Dissertações de Mestrado na área de Hidrogeologia. Profissional sério, competente e dedicado ao estudo das águas subterrâneas, sempre pronto a servir a comunidade, nunca se furtou a um esclarecimento técnico ou a um bom bate-papo sobre qualquer assunto, que com sua imensa simplicidade e um sorriso, associados à larga experiência de vida, levava o assunto a prolongar-se mais e mais.
 

       Nota de Falecimento

      
       É com grande pesar e consternação que comunicamos o falecimento do nosso colega geólogo Prof. Dr Nelson  Infanti Júnior, formado pelo Instituto de Geociências da USP, turma de 1971, ocorrido no dia 30 de agosto de 2009 na cidade de Florianópolis - SC. O geólogo Nelson Infanti destacou-se como um dos mais brilhantes geólogos de engenharia brasileiros. Grande amigo, espírito culto, sempre preocupado com os problemas de seu país, deixa uma grande lacuna entre nós todos.

      Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP (1995), dedicou sua vida profissional à Geologia de Engenharia. Na sua carreira profissional, iniciada na década de 70, fez parte dos quadros técnicos de importantes empresas brasileiras da área da Geologia de Engenharia: Geotecnica S A Engenheiros Consultores, GEOTECNICA S/A, Brasil (1972 a 1973);  Promon Engenharia S A, PROMON, Brasil.  (1973 a 1978); Themag Engenharia Ltda, THEMAG, Brasil (1978 a 1983) e  Engevix S/A Estudos e Projetos de Engenharia, ENGEVIX, Brasil (1983 a 1989). Sua carreira universitária, igualmente dedicada a causa da Geologia de Engenharia se desenvolveu na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, inicialmente na categoria de Professor Substituto e posteriormente de Professor Adjunto a partir de 1991, onde atuou como pesquisador e na formação de pessoal de nivel de pós-graduação. Como professor Adjunto, desenvolveu atividades de pesquisa principalmente nos temas: Erosão, Rocha, Vertedor, Fossa de erosão, Barragens e Salto de esqui, sobre as quais deixou um legado de conhecimento em vários trabalhos publicados em periódicos, anais de congressos e capítulos de livros publicados. 

Frutos da Figueira da Glete

      
O Jornal da USP, nas suas edições nº 815 e 818 destaca os frutos da Figueira da Glete, falando sobre as comemorações do cinqüentenário do Instituto de Geociências da USP realizadas na Escola Politécnica no dia 30/11/2007, que incluíram homenagens a professores, ex-funcionários e ex-alunos e também o lançamento de um livro versando sobre os 50 anos da Geologia da USP repleto de personagens e histórias marcantes.



LANÇAMENTO DO LIVRO

 " Geologia USP - 50 anos "

 

A história do curso de Geologia da Universidade de São Paulo (USP) poderá ser conhecida na edição comemorativa do livro Geologia USP – 50 Anos, produzido pelo Instituto de Geociências (IGc) daquela universidade. O lançamento do livro foi realizado no dia 30/11/2007, às 18h, na Escola Politécnica. A obra, organizada pelo geólogo Professor Dr. Celso de Barros Gomes (Tuma de 1960), reúne um conjunto de depoimentos diversificados que ressaltam a história e a importância da  Geologia da USP a partir de diferentes pontos de vista.

O curso foi criado em 1957 pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e teve como seu primeiro coordenador o Professor  Viktor Leinz. O curso de Geologia foi instalado em um belo palacete localizado no bairro de Campos Eliseos, centro de São Paulo, na esquina da Alameda Glete com a Rua Guaianases. Este imóvel, que serviu de residência ao industrial Jorge Street, foi adquirido pela USP em 1937. Em 1957,  já funcionavam no Palacete da Glete os cursos de Química e de História Natural da FFCL.  A Escola de Geologia da USP funcionou ali até 1969, quando, após ter sido criado o IGc, foi transferida para o campus da Cidade Universitária.

Informações mais detalhadas sobre o livro podem ser obtidas diretamente no Instituto de Geociências da USP ; Rua do Lago, 562 - Cidade Universitária - São Paulo ou na Editôra da USP
 


 

LANÇAMENTO DO LIVRO " Origem do Instituto de Química da USP - Reminiscência e Comentários "

     Com o apoio da Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, Conselho Regional de Química IV Região e do Sindicato dos Profissionais de Química do Estado de São Paulo, no dia 30/08/2006, às 16h30min, no anfiteatro cinza do IQUSP foi lançado o livro “Origem do Instituto de Química da USP – Reminiscência e Comentários”, de autoria do Prof. Dr. Paschoal Senise. O autor é um dos fundadores do IQUSP, foi diretor do instituto nos períodos de 1970 a 1974 e de 1978 a 1982 e um dos primeiros integrantes do Conselho Federal de Química.

     A cerimônia de lançamento do livro foi muito concorrida, contando com a presença de muita gente que já passou pela escola, por um grande número de professores, funcionários, alunos e familiares.  "Após o lançamento da obra houve um coquetel no qual o Prof. Senise autografou centenas de livros para todos os participantes do evento. O diretor Hans Viertler agradeceu as frutíferas colaborações dos Profs. Hernan Chaimovich, Vera Pardini e Viktória Lakatos, todos eles que muito contribuíram com os acontecimentos relatados no livro do Prof. Senise. "

     Uma boa notícia para todos é que, dentro em breve, a versão digital do livro vai ser disponibilizada no site do Instituto de Química : http://www2.iq.usp.br/

     Para maiores detalhes sobre a animada festa de lançamento do livro (fotos, pronunciamentos e momentos de desconcentração) recomendamos a leitura da reportagem disponível na edição Número 22 - Setembro de 2006, do boletim digital mensal < Alquimista > editado pelo Instituto de Química, disponível no site da entidade no link  http://www2.iq.usp.br/alquimista/alquimista22.pdf .  e na página da Associação dos ex-alunos de Química da USP.

     
 30/08/2006 - Auditório do IQ - USP - Professor Paschoal Senise autografando seu livro “Origem do Instituto de Química da USP – Reminiscência e Comentários”.  Foto: Boletim digital nº 22 - setembro de 2006 - Alquimista  30/08/2006 - Momento de alegria e satisfação registrado no auditório cinza do Instituto de Química, durante a cerimônia de lançamento do livro “Origem do Instituto de Química da USP – Reminiscência e Comentários” escrito pelo Professor Paschoal Senise do IQ da USP. Foto: Boletim digital nº 22 - setembro de 2006 - Alquimista
 

EXPOSIÇÃO SOBRE O AQÜIFERO GUARANI
PATROCÍNIO:  DH-PERFURAÇÃO DE POÇOS - PROMINAS - BRASIL EQUIPAMENTOS LTDA; TRIONIC - CASA DO PERFURADOR; EBARA - CASA DAS BOMBAS. APOIO: ABAS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS e APG - ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE GEÓLOGOS


  Mineral identificado por professor da IGC - USP poderá combater radiação e AIDS

 



 LANÇAMENTO DE LIVRO EM SALVADOR - BAHIA
 O livro Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da obra de Fernando Flávio Marques de Almeida, considerado um marco na literatura geológica brasileira, será lançado em Salvador (BA), no dia 16 de agosto de 2005, durante as cerimônias de abertura do III Simpósio Nacional sobre o Cráton de São Francisco. Clique aqui para obter mais detalhes.

 A turma da USP/História Natural/1954 - comemora 50 anos de formatura

  Sob uma figueira, grupo volta ao passado da USP - Jornal a Folha de São Paulo
 
   11/09/2003 - Prof. Dr. Paulo Sawaya - 1º Centenário
 
  À sombra da velha Figueira da Glete - Jornal da Tarde 17/11/2003
 
  Pesquisa examina dias que se seguiram à morte de Alexandre Vannucchi Leme, em 1973, durante o regime militar.
 
  Com profundo pesar, o Grupo Figueira da Glete comunica o falecimento do geólogo Jiro Maruo (USP - Turma de 1962), ocorrido  no dia 06 de julho de 2003. O velório foi realizado na Capela 9 do Memorial do Carmo, no Caju, cidade do Rio de Janeiro. A missa de 7º dia será realizada no próximo dia 12/07/2003 (sábado), às 10 horas, na Igreja dos Capuchinhos - Tijuca, RJ.

 

 
Brucutu News nº 7

 

  Grupo Figueira da Glete

  < Fechar >