to
Brucutu News Digital
Ano I - Nº 01  

Edição de:

30/05/2002

Retorna à página anterior

Brucutu - Símbolo da Geologia da USP - Adaptado do original de Jack $ Carole Bender pelo então estudante Fernando Pellerim de Araújo da primeira Turma, formada em 1960.

O GRUPO FIGUEIRA DA GLETE
NO DIA DO GEÓLOGO


Fotos do evento

.São Paulo - 28 de maio de 2002

   O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo comemorou antecipadamente o dia do geólogo, com o lançamento das novas homepages do Museu de Geociências e do Instituto de Geociências, com palestras e com a abertura da exposição: "Geologia através das Lentes", enfocando o universo geológico em diversas escalas, fotos antigas de trabalhos de campos e da vida no Instituto de Geociências, fotos de paisagens geológicas, fotos de peças do acervo em exposição no Museu, macrofografia, fotografias ao microscópio de Lâminas de rochas e fotografias de microscópio eletrônico de varredura, que ficará aberta à visitação pública no periodo de 27/05 à 28/06/2002.

- Na oportunidade, o Instituto de Geologia da Universidade de São Paulo, representado pelo seu atual Diretor, prof. Dr. Wilson Teixeira, prestou uma merecida homenagem ao professor Rui Ribeiro Franco . A cerimônia e solenidades preparadas para o homenageado, foram conduzidas pelo Professor Dr. José Moacyr Viana Coutinho, um dos pioneiros e dos mais importantes professores da Escola de Geologia da USP (Glete e IGc), que saudou seu velho amigo e colega de trabalho com palavras cheias de carinho, reconhecimento e muita emoção.

- Sintonizados com as atividades comemorativas do dia do geólogo, o Grupo Figueira da Glete e a Associação dos Ex-Alunos de Geologia da USP aproveitaram a oportunidade para também homenagear o Professor Rui e dois antigos funcionários da Glete (Escola de Geologia da FFCLUSP), José Ponchirolli (Zé da Mineralogia) e Juvenal Queiroz, ambos do Departamento de Mineralogia e Petrologia, conferindo aos mesmos uma singela lembrança da nossa Escola, dos seus ex-alunos, representada pela entrega aos mesmos de um quadro com fotos do antigo palacete da Glete, da nossa Figueira, e do simbolo da nossa Escola, o Brucutu.

Participaram das atividades comemorativas, alunos e ex-alunos da Geologia da USP, formados tanto na Alameda Glete como no Instituto de Geociências, professores, funcionários e ex-funcionários, além de amigos  e familiares do professor Rui e dos demais homenageados. Merece destaque a presença dos gletianos Celso de Barros Gomes, atual Chefe do Gabinete do Reitor da USP e Umberto Giuseppe Cordani presidente da Comissão Especial de Regimes de Trabalho da USP.

O Grupo Figueira da Glete foi representado pelo nosso colega e grande Mestre de Cerimônias Virginio Mantesso, que além de preparar os quadros, promoveu a sua entrega aos nossos homenageados. Parabéns  a todos os geólogos do planeta Terra, ao colega Virginio  e a todos Figueirenses presentes, assim como ao presidente da Associação de Ex-Alunos de Geologia da USP, geólogo Luiz Ferreira Vaz, um dos fundadores de primeira hora do Figueira da Glete.

A seguir, são apresentadas algumas fotografias tiradas pelo colega Wilson Scarpelli, que retratam os importantes momentos vividos durante as solenidades e coquetel de congraçamento.


Início

                                                 
Webdesigner:  Geol. Nelson Custódio da Silveira Filho - USP - 1967
      2002 © Todos os direitos reservados