Grupo Figueira da Glete

No tunel do Tempo

Páginas : 0203 ; 04         

Página 01         

            

          

 

 

A história do primeiro ônibus da Geologia da USP,
se confunde com os primeiros momentos da MERCEDES-BENZ no Brasil
.

Nossos registros históricos nos informam que o ônibus da Geologia da USP chegou na Glete no segundo semestre de 1958. Assim a chance de ter sido um dos primeiros monoblocos fabricados no Brasil é muito grande. Se foi o primeiro ou o segundo da linha de montagem como se comenta entre os primeiros ex-alunos, somente a Mercedes-Benz poderá confirmar, e é o que vamos ver dentro em breve, pois vamos consultá-la. Ela, com certeza, deve ter suas primeiras vendas registradas em seus arquivos. 

Analisando dados e fatos históricos publicados no site da Mercedes-Benz do Brasil, que está comemorando seus primeiros 50 anos de vida no Brasil, mais uma vez notamos, entre outros dados importantes, a presença marcante do saudoso Presidente Juscelino Kubitscheck, o Patrono dos Cursos de Geologia do Brasil. 

A seguir, listamos alguns momentos históricos relacionados com a história do ônibus da Geologia da USP:

1 - Dia 07 de outubro de 1953 ocorre a fundação oficial da Mercedes-Benz do Brasil, que teve como primeiro presidente Alfred Jurzykowski.
          

2 - Área do município de São Bernardo do Campo onde foi erguida a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil.

3 - 1955 - É fundido, pela Sofunge, o primeiro bloco para motor veicular, fato pioneiro na América Latina, destinado à Mercedes-Benz do Brasil S.A. e JK estava lá, anunciando do progresso.

JK dá início à fundição do primeiro bloco de motor diesel, na Sofunge em 1955.
4 - O dia 29 de setembro de 1956 marca o início efetivo da indústria automobilística brasileira.

Em 28 de setembro de 1956, o presidente Juscelino Kubitschek inaugura a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, com 24 mil m2 de área construída, que começa a operar com 862 funcionários.

O primeiro veículo a ser produzido foi o caminhão médio L 312 - mais conhecido como Torpedo - equipado com o motor Diesel OM 312. Uma entrada triunfal no mercado brasileiro, já que não havia no País um caminhão Diesel com a capacidade e características do L 312. 

Também em 1956, foi lançado o LP 312, chassi de ônibus com motor dianteiro, que teve um grande lote vendido para a Companhia Municipal de Transportes Coletivos de São Paulo.


1958

O ônibus da Geologia já tinha motor trazeiro o que sugere que quando chegou na Glete, isto é, no segundo semestre de 1958 foi uma das primeiras Unidades deste novo tipo de veículo construído pela Mercedes Benz no Brasil. Assim, a afirmação de que o nosso ônibus  foi o primeiro ou o segundo ônibus Mercedes-Benz fabricado no Brasil não é de todo um disparate! No entanto, estamos checando esta informação.

Você se lembra dos apelidos do nosso ônibus? Você se lembra do nome da garagem onde ele era guardado? Ela ficava ali perto da Glete, numa rua paralela à Avenida Barão de Limeira. Estive lá várias vêzes conferindo a saúde do Lambretão para nossas excursões.

PRECISAMOS DE HISTÓRIAS E LEMBRANÇAS (+ FOTOS) DO NOSSO ÔNIBUS. VOCÊ TEM UMA?
 


 

"O Brasil acordou!", discursa JK na inauguração da fábrica, um evento de significação nacional.
5 - Juscelino Kubitschek no ritmo do seu Programa 50 anos em 5 anos
Juscelino Kubitschek dirige o L-312, o primeiro caminhão, na inauguração da fábrica Mercedes-Benz.
6 - Primeira linha de montagem da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, SP.

O L 312, o "Torpedo", primeiro caminhão Mercedes-Benz produzido no Brasil
 

7 - Vista aérea da fábrica em São Bernardo do Campo

8 - A produção se intensifica para atender a crescente demanda, a tecnologia avança, os processos construtivos se modernizam: uma evolução permanente.

ÔNIBUS PARA A GEOLOGIA DA USP ADQUIRIDO PELA CAGE - CAMPANHA DE FORMAÇÃO DE GEÓLOGOS CRIADA EM 1957.

Linha de montagem do O-321 H

O pioneiro O-321 H, de 1958, trouxe para o Brasil um conceito renovador em transporte coletivo: os ônibus de fabricação integral, conhecidos como monoblocos.
9 - 1958 - Primeiros monoblocos com motor traseiro do Brasil. O nosso ônibus foi um deles!!!!!!!!!!!!!!!!!!


      O ônibus da Geologia da USP em ação. Alguns momentos da sua história.
  
Foto: Paulo Castro (T61) Foto: Umberto G. Cordani - T60
Turma de 1961 em excursão na Baixada Santista Excursão no estado do Espírito Santo - 1959 - Turma de 1960, liderada pelo Prof. Henno Martin que se vê na foto.
  Obs.: Para recuperar os  nomes dos colegas presentes nas fotos desta página, passe o cursor do mouse sobre os mesmos.  
Foto: Roberto Vianna (T62)
   Turma de 1962 - Ilha Porchat - SP, maio de 1959 Turma de 1962 - Ilha Porchat-SP, maio de 1959


Foto: Aluno Nelson Custódio da Silveira Filho (Capi67 Gletiano) registrando este momento importante de nossa história.

 Turma de 1967 em excursão para estudos de geomorfologia, liderada pelo 
Professor Aziz Ab'Saber. Região de São Roque - SP - 1965.                   


* Dados coletados e organizados por Nelson Custódio da Silveira Filho (Capivari) da Turma de 1967.


Início desta página

Vai para a página 2