Grupo Figueira da Glete nos 100 anos de JK
Brucutu - Símbolo da Geologia da USP - Adaptado do original de Jack $ Carole Bender pelo então estudante Fernando Pellerim de Araújo da primeira Turma, formada em 1960.
Brucutu News Digital
Ano I - Nº 02
Edição Especial Comemorativa


Geólogos do Grupo Figueira da Glete
Comemoram os 100 anos do nascimento de
Juscelino Kubitschek
Com sua meta de 50 anos de desenvolvimento em 5, Juscelino Kubitschek de Oliveira, o mineiro de Diamantina, demonstrou como romper os grilhões do subdesenvolvimento com soberania e altivez.


JK - o patrono dos Cursos de Geologia no Brasil

Criação dos Cursos de Geologia no Brasil

Já em seu primeiro ano de governo, em 1956, ao criar a CAGE, Campanha de Formação de Geólogos, Juscelino demonstrou estar consciente da necessidade que tínhamos, temos e teremos de conhecer a geologia e a potencialidade de nosso subsolo em recursos minerais, fundamentais, juntamente com a industrialização, para a sustentação do desenvolvimento sócio-econômico da Sociedade Brasileira.

Audiência pública com os primeiros geólogos formados no Brasil

No final do seu Governo, Juscelino Kubitschek convidou para uma audiência pública em Brasília, os primeiros geólogos formados sob os auspícios da CAGE nos cursos criados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Infelizmente, o pessoal da escola de Recife não pode estar presente nesta audiência, pois problemas de natureza administrativa ocorridos naquela escola, fizeram com que sua primeira turma somente se formasse um ano depois.
Nessa audiência, realizada no dia 8 de dezembro de 1960,  JK, fiel a uma de suas características de homem de visão e de ação, conferiu pessoalmente o resultado de uma das suas importantes metas de Governo, que foi coordenada e conduzida de forma brilhante pelo seu então Ministro da Educação Clóvis Salgado: "a formação de geólogos brasileiros, visando proporcionar em bases concretas o conhecimento da geologia e o tombamento das riquezas minerais do subsolo brasileiro".

Na foto abaixo, temos registrado um momento dessa audiência pública histórica, decorrente da necessidade do Presidente de assinar alguns documentos importantes, que  fez com que JK suspendesse temporariamente a atenção que dispensava aos primeiros geólogos do Brasil. Enquanto o Presidente despachava, eles aproveitaram o momento para observar os atos de JK. Após a assinatura dos documentos, o Presidente Juscelino, alegre e informal, expôs sua opinião sobre a importância da geologia e lembrou a todos da responsabilidade dos geólogos para com o futuro do País.

Clique aqui para conhecer o pronunciamento feito pelo geólogo Francisco Geraldo Chaves (SP), que em nome dos primeiros geólogos formados no Brasil, saudou o Presidente Juscelino Kubitschek.


BRASÍLIA,1960: JK E OS PRIMEIROS GEÓLOGOS DO BRASIL

Foto gentilmente cedida ao Grupo Figueira da Glete pelo geólogo Arnaldo Gramani, formado pela Escola de Geologia  de Ouro Preto,  Minas Gerais,  participante desta audiência histórica com JK.


Alguns dos participantes presentes na foto acima podem ser reconhecidos com o cursor do mouse, que ao passar sobre os mesmos, exibirá seus nomes. Infelizmente, nem todos  os nomes dos participantes foram recuperados. Se você conhece alguém que esteja na foto e cujo nome não esteja relacionado na lista abaixo (seja ele geólogo ou não),  e quiser ajudar a recompor a história, por favor, envie sua contribuição ao Grupo Figueira da Glete clicando aqui .  Desde  já, agradecemos sua preciosa colaboração.



Geólogos presentes na foto mostrada acima.
  • André Davino - SP
  • Aloysio José Vieira - MG
  • Arnaldo de Carvalho Gramani - MG
  • Celso de Barros Gomes - SP
  • Clóvis Silva Araújo - MG
  • Francisco Geraldo Chaves - SP
  • Giuseppina Giaquinto - SP
  • Milton Brand Baptista - MG
  • Ubirajara de Mello - MG
  • Wilson Scarpelli - SP


   Para ver a  listagem completa dos primeiros geólogos formados no Brasil, quase todos presentes na audiência com JK, < clique aqui >              



Formandos do Curso de Ouro Preto



 


Recorte de jornal gentilmente cedido ao Grupo FDG pelo geólogo Milton Brand Baptista, geólogo formado na primeira turma de Minas Gerais



        Clique aqui para ver os formandos da primeira Turma de geólogos de Minas Gerais
  que participaram da audiência com JK
                                                        



Retorna a página anterior

                                                                           

      Webmaster/Webdesigner:                                        

 Geol. Nelson Custódio da Silveira Filho - USP - 1967

 2002 © Todos os direitos reservados