Grupo Figueira da Glete - nos 65 anos da Geologia da USP


BRUCUTU NEWS
Grupo Figueira da Glete
Ano I - nº 6 - Edição Especial - 6 de março 2003
.
IEA - USP CONVIDA:

Livro Água Doce no Brasil - 2º Edição - Clique na imagem para mais detalhes
Livro sobre água ganha edição atualizada 
Diante do sucesso alcançado pela primeira edição e a necessidade de incorporar novos dados e sugestões de leitores, foi lançada no final de 2002 a segunda edição do livro "Águas Doces no Brasil: Capital Ecológico, Uso e Conservação", que tem organização e coordenação científica de Aldo Rebouças, Benedito Braga e José Galizia Tundisi. Revista e ampliada e com 704 páginas, a edição contém 22 artigos de 31 especialistas em diversas áreas vinculadas direta ou indiretamente com o uso e conservação dos recursos hídricos do país. 

No dia 17 de março, às 17h, a edição será lançada no IEA.


A obra recebeu um novo capítulo, que atualiza a abordagem a partir dos fatos ocorridos desde o lançamento da primeira edição, caso da criação da Agência Nacional das Águas (ANA) por meio da Lei nº 9.984/00, cujo objetivo é implementar o Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Alguns dos autores revisaram seus textos e a edição final contou com uma leitura técnica de todo o livro feita por Wagner Costa Ribeiro.

As águas doces compreendem chuvas, águas superficiais - fluxos dos rios, lagoas, áreas encharcadas - e águas subterrâneas, além de suas interações com o ambiente natural e com o ambiente antrópico. Praticamente todos os aspectos ligados às águas doces são debatidos no livro, entre eles as questões econômicas, saneamento básico, aspectos institucionais e jurídicos, necessidade de monitoramento, questões culturais e aproveitamento turístico.

O lançamento da segunda edição no dia 17 de março coincide com o período em que se realiza em Kyoto, Japão, o III Fórum Mundial da Água, nos dias 16 a 23. E no dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, que este ano terá um significado especial,  pois a Unesco declarou 2003 o Ano Internacional da Água Doce (veja em http://www.unesco.org.br/eventos/ano_agua_potavel.asp ) .

Águas Doces no Brasil - Capital Ecológico, Uso e Conservação. Organização e coordenação científica de Aldo Rebouças, Benedito Braga e José Galizia Tundisi. Escrituras Editora, 2002, 2ª edição, 704 páginas, R$ 80,00. Se não for encontrado nas livrarias, o livro pode ser adquirido também no IEA, com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442.

Museu de Ciências apresenta projeto de exposição sobre água



Em seguida ao lançamento do livro "Águas Doces no Brasil", haverá a apresentação do projeto da exposição "Água: uma Viagem no Mundo do Conhecimento", primeira atividade do Museu de Ciências da USP. Será uma mostra de painéis com os principais conceitos que orientaram a elaboração do projeto, desenvolvido por docentes e profissionais de museu de diversas unidades e orgão da Universidade e pela equipe do Museu de Ciências.

O objetivo dessa primeira exposição é demonstrar a viabilidade do modelo de rede museológica adotado para o Museu de Ciências. A exposição também será mais uma oportunidade de a USP dialogar com a sociedade numa atividade de extensão integradora dos conhecimentos e acervos da instituição. A opção nessa experiência-piloto é o formato de exposição itinerante que percorra todos os campi da USP, para que haja um participação ampla de diferentes públicos.

A exposição apresentará de forma criativa o tema da água como geradora e mantenedora da vida. Na forma em que foi planejado o espaço expositivo, o visitante integra-se ao ciclo da Água na Terra, assumindo o papel de um molécula percorrendo os diversos suportes naturais (água subterrânea, rios e lagos, estuários, mares e oceanos, geleiras, atmosfera). A partir de informações sobre temas que vão da observação de fenômenos naturais às interpretações dadas pelo ser humano nas diversas ciências, espera-se que o público saia da exposição com um olhar mais apurado e abrangente sobre este elemento tão preciosa para a vida.


Mais informações: http://www.usp.br/iea/aguadoce.html

<Fechar>