Página 1

Brucutu - Símbolo da Geologia da USP - Adaptado do original de Jack $ Carole Bender pelo então estudante Fernando Pellerim de Araújo da primeira Turma, formada em 1960.

Brucutu News 

Digital

    

   
Jornal Oficial do Grupo Figueira da Glete 

Ano I - Nº 04

Edição Especial :  05/12/2002

Retorna


Página 1 Página 2 Página 3

PÁGINA 1 - São Paulo - 05/12/2002 - Cidade Universitária - A Congregação de Professores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, em sessão realizada hoje as 18h30 no salão nobre do Instituto, em decorrência de aprovação unânime por parte dos membros da referida Congregação, concedeu o Título de Professor Emérito do Instituto ao Professor Titular Doutor José Moacyr Vianna Coutinho.


A sessão solene da Egrégia Congregação de Professores do Instituto de Geociências da USP,  foi aberta pelo Diretor do Instituto de Geociências, Professor Dr. Wilson Teixeira.

Participaram da mesa que presidiu os trabalhos da Sessão, o Prof. Dr. Celso de Barros Gomes - Chefe de Gabinete da Universidade de São Paulo, representando o Magnífico Reitor da USP, Prof. Dr. Adolpho José Melfi; o Vice-Diretor do Instituto de Geociências, Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto e o Prof. Dr. Vicente Antonio Vitório Girardi, que na qualidade de representante da Congregação do Instituto de Geociências, fez a saudação do ao homenageado.


Diretor do Instituto de Geociências da USP,  Prof. Dr. Wilson Teixeira (T74) abrindo a  cerimônia de titulação do Prof. Titular José  Moacyr Vianna Coutinho como professor  Emérito do Instituto de Geociências da USP 

Prof. Dr. Celso de Barros Gomes (T60), representando o Magnífico Reitor da USP, geólogo Prof. Dr. Adolfo José Melfi (T60), 
que não pode participar da sessão por razões de saúde. 


Dr. Jorge Kazuo Yamamoto (Vice diretor do IGc USP), e o Prof. Dr. Vicente Girardi (T60) compondo a mesa

Prof. Dr. Wilson Teixeira (T74), falando pelo Instituto de Geociências da USP


Participaram também da solenidade o Professor Dr. Adilson Carvalho - Coordenador da Codage - Coordenadoria de Administração Geral da USP; o Prof. Dr. José Geraldo Massucato - Prefeito do campus da USP na capital; o Prof. Dr. Belmiro Mendes de Castro Filho - Diretor do Instituto Oceanográfico da USP; o Prof. Dr. Gil da Costa Marques - Diretor do Instituto de Física da USP; a Profa. Myriam Krasilchik, representante dos antigos alunos junto ao Conselho Universitário da USP; o Dr. Guilherme Ary Plonski (Superintendente do IPT); o Geólogo Wilson Shoji Iyomasa (Presidente da ABGE); o ilustre Professor Crodowaldo Pavan; convidados, amigos e familiares do Professor Coutinho, professores, alunos e funcionários do Instituto e ainda como já se disse, os geólogos do Grupo Figueira da Glete, representados na sessão pelos colegas Virginio Mantesso Neto e Alvaro Rodrigues dos Santos.


Após a composição da mesa e da saudação aos presentes, o Diretor do Instituto de Geociências, Prof. Wilson Teixeira assim se expressou:

" Membros da Egrégia Congregação, ex-diretores do IGc-USP, aqui presentes, caros docentes, discentes e funcionários desta casa, familiares do Prof. Coutinho, senhoras e senhores.

Sinto-me honrado em presidir esta Sessão Solene, que renderá uma justa homenagem ao Prof. Dr. José Moacyr Vianna Coutinho.

O professor Coutinho é, sem dúvida, um dos grandes especialistas vivos em Mineralogia e Petrologia, com trajetória destacada em nível nacional e internacional - e que ainda participa de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária neste Instituto de Geociências, embora seja há muito professor aposentado.

Professor Coutinho, sua permanente colaboração profissional tem sido extremamente profícua para nós. Sua amizade e desprendimento, e seu contagiante entusiasmo pela observação servem de modelo e estímulo para nossos docentes. Particularmente também tive a satisfação de desfrutar dos ensinamentos do Prof. Coutinho quando aluno, como tantos aqui presentes, e posteriormente como colega, em várias viagens geológicas inesquecíveis, sempre com a presença entusiasmada da sua Lila. 

A outorga de mais este título ao Professor Coutinho, entre muitas outras distinções que já recebeu - das quais eu destacaria a Medalha de Ouro José Bonifácio de Andrada e Silva (recebida em 1977) e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (em 1995) -- confere um toque todo especial à carreira científica de sucesso do Prof. Coutinho, pois representa o reconhecimento formal desta Casa pelos serviços relevantes prestados, sobretudo na formação de recursos humanos - fato aqui simbolizado pela orientação das teses de Doutorado de Celso de Barros Gomes (1967), Umberto Cordani (1968), Vicente Antonio Vitório Girardi (1969), Reinhardt Adolfo Fuck (1972), Paulo Ganen Souto (1972), entre muitos outros profissionais - nomes que estão obrigatoriamente vinculados à trajetória de sucesso do Instituto de Geociências, em prol do progresso científico do país.

Portanto, nada mais justo do que render homenagem a esse mentor entre nós, por sua indiscutível e notável liderança científica e por sua estimulante presença. É, sem dúvida alguma, uma honra e um privilégio raro contar com o gabarito do Prof. Dr. José Moacyr Vianna Coutinho. Só nos cabe lhe dizer: Muito obrigado! "
 

A seguir, a palavra foi concedida ao Prof. Vicente Girardi, que fez a saudação ao homenageado em nome da Egrégia Congregação do Instituto de Geociências.

Prof. Wilson Teixeira Diretor do IGc - USP

Prof. Vicente Girardi, fala pela Congregação de Professores



  • A leitura do termo de outorga do Título de professor emérito e a entrega do mesmo ao Professor Coutinho foram realizadas pelo Diretor do Instituto.


  • Após a entrega do Titulo, o Prof. José Moacyr Vianna Coutinho, em pronunciamento cheio de emoção, agradeceu o titulo recebido.


  • Na sequência, o Diretor do Instituto solicitou a autorização da Congregação para quebrar o protocolo da casa, convidando o Geólogo Virgínio Mantesso Neto para saudar o homenageado em nome do Grupo Figueira da Glete, que também aproveitando o evento, homenageou o Professor Coutinho através da entrega de um quadro alusivo a data. Falou também pelos geólogos do Grupo Figueira da Glete, o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos.


  • Após o encerramento da sessão, e antes do coquetel servido nas dependências do Museu, o Instituto de Geociências prestou uma homenagem aos ex-diretores do IGc - USP , através da inauguração de uma Galeria de Fotos na parede externa do auditório da Congregação. Segundo o Diretor Wilson Teixeira, esta homenagem simboliza mais uma etapa do esforço da sua gestão no resgate da história institucional do Instituto de Geociências.


A seguir, algumas cenas e flagrantes da Sessão Solene da Congregação de Professores do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo realizada para outorga do Título de Professor Emérito do Instituto ao Professor Titular Doutor José Moacyr Vianna Coutinho.                              

Fotos: Geólogo Wilson Scarpelli  (T60)


Prof. Coutinho ao lado do Prof. Celso de Barros Gomes

Prof.  José Vianna Coutinho,   professor Emérito do IGc da USP

Prof. Geraldo Conrado Melcher e esposa, Brigite  Sallentien (T59)

Prof. Melcher e esposa, Brigite Sallentien (T59)

Irmã do Prof. Coutinho

Prof. Dr. Evaristo Ribeiro Filho e esposa

Continua