Grupo Figueira da Glete  & Associação de Ex-Alunos de Geologia da USP

Homenagem ao senhor José Ponchirolli

Palacete Jorge Street, adquirido pela USP em 1934 para inicialmente abrigar atividades administrativas da USP. Brucutu - Símbolo da Geologia da USP - Adaptado do original de Jack $ Carole Bender pelo então estudante Fernando Pellerim de Araújo da primeira Turma, formada em 1960. Figueira da Glete, após a demolição do prédio da escola de Geologia da Glete. Prédio do Instituto de Geociências da USP, construído na Cidade Universitária.
Querido Zé,

Em seus quarenta anos na USP você foi desde auxiliar didático de Mineralogia até o principal suporte da Secretaria, nos vários sistemas de organização e vários locais pelos quais passou a nossa escola. Para centenas de alunos, porém, você foi muito mais do que isso - foi a expressão da disponibilidade. Seu sorriso permanente, que se tornou sua marca registrada, mostrava o seu enorme calor humano que sempre se manifestava - não apenas dentro do trabalho, cuidando da papelada e da burocracia, mas também nos corredores, no café e à sombra da nossa Figueira.

Você é parte importante da história da Geologia paulista, e portanto também da Geologia brasileira.

Receba dos brucutus esta lembrança como prova das inúmeras amizades que sua dedicação e sua simpatia conquistaram, e saiba que essas amizades se mantém vivas no Grupo Figueira da Glete (que congrega os geólogos que tiveram parte ou a totalidade de sua formação no Palacete) e na Associação dos Ex-Alunos de Geologia da USP.

         São Paulo, 28 de maio de 2002 - nos 40 anos da regulamentação da profissão de Geólogo

Retorna